5 lições para se tornar relevante no mercado de agências
A Surfe nasceu em 2013 a partir de um sonho do Marcelo, meu sócio. Ele sempre acreditou muito no digital como futuro do marketing e a gente começou a agência com 3 pessoas: eu, ele e um desenvolvedor.
Atendíamos 10 clientes nessa configuração na agência. Foi quando começamos a sentir necessidade de contratar mais pessoas e de fato expandir nossa operação.
Ao longo dessa jornada de agência, nem sempre as coisas foram fáceis. Em 2014, a Surfe quebrou, e isso fez com que a gente precisasse se reinventar. Um passo importante que demos foi avaliar tudo o que havia acontecido sem vaidade ou desculpas que tirassem de nós a responsabilidade.
Começamos a estudar atentamente o histórico para entender onde falhamos, e concluímos que o que precisava mudar era principalmente o modelo de negócio e a forma como fazíamos gestão.
A partir daí, conseguimos traçar um novo plano.
Dos 10 anos de existência da Surfe, 8 são dentro do Programa de Parcerias da RD Station. Ao longo desse tempo de parceria, vimos nossa realidade se transformar.
Hoje a Surfe é uma empresa Top Tier (agências que fazem parte dos níveis mais altos do programa de parcerias) que influencia outros parceiros, contribui e produz conteúdo, visando crescimento e aumento de maturidade do ecossistema de Marketing Digital do Brasil.
Assista abaixo ao case em vídeo da Surfe Digital:
De agência para agência: 5 lições para quem está começando uma agência de Marketing Digital
Nesse processo, aprendemos 5 lições valiosas para ser relevante no mercado de Marketing Digital:
1 – Tenha metas claras
Ter metas claras nos ajudou a direcionar a construção do futuro. O que você quer para sua agência nos próximos 3 anos? Fatie as suas metas em metas menores.
Diariamente, olhe para sua meta da semana. Quinzenalmente, olhe para sua meta do mês. Mensalmente, para a meta do trimestre e do ano.
2 – Use de maneira inteligente todos os recursos que você tem agora
O que posso fazer, com o que tenho agora, para bater a meta da semana? Uma dica aqui é acionar todos os seus contatos. Essa é a forma mais fácil de conseguir a sua primeira lista de emails.
Dentro do Programa de Parcerias da RD, é possível ter apoio da equipe que é dedicada às agências integrantes do programa (os farmers) e também podemos usar os materiais whitelabel que ajudam muito no início da jornada.
3 – Monitore os resultados
O segredo é escolher poucos e bons indicadores. Para mim, é indiscutível que a gente acompanhe diariamente a geração de Leads e semanalmente as metas de vendas.
Os números são os melhores amigos do dono da agência, pois eles vão dizer a verdade, mesmo que você não goste.
4 – Faça marketing para a sua agência
Se eu pudesse te dar uma única dica é: faça pela sua agência muito mais do que você faz para o seu maior cliente, pois ela é o melhor lugar para você aprender, testar e evoluir na sua jornada. O que fez a Surfe quebrar em 2014 foi não ter um processo de aquisição de clientes e uma receita previsível. Mas, uma vez que erramos, não vamos errar mais.
Temos a sorte de vender marketing, já que isso traz uma obrigação de também fazer marketing para a própria agência. E temos outra vantagem: podemos empacotar os aprendizados e transformar em cases para trazer mais clientes, ofertas para aumentar o portfólio e laboratório para treinar a equipe.
5 – Faça parte de um ecossistema que te ajude a crescer
Uma das principais vantagens de fazer parte do Programa de Parcerias da RD Station é conseguir trocar com iguais. Estamos num momento de outro ponto de virada, de amadurecer mais ainda, então ter esse ciclo de empreendedores e donos de agências juntos, nos ajuda a conseguir tracionar muito mais rápido.
Acredito muito que em comunidade a gente é mais forte. Para a Surfe, entendemos que estar num ecossistema é extremamente valioso, não só para apoiar as pessoas com a nossa própria trajetória, mas também para ter apoio de pessoas que já passaram pelo mesmo que nós.
O meu conselho para quem também está nessa jornada de agência é: Se você quer construir operações de marketing cada vez mais focadas em business performance, em resultados, marketing e vendas, crie suas conexões, aproxime-se das pessoas, sempre com dignidade.
Inspire-se em quem já percorreu o caminho, mas faça algo autêntico, único para sua agência. A troca é muito valiosa.
Qual é o cenário atual da Surfe Digital
Hoje, o nosso cenário é de crescimento: o primeiro grande salto foi mudar de um negócio com receita pontual para um negócio de base recorrente, que também foi quando tivemos um crescimento de 900% da receita.
Quando a Surfe nasceu nós fazíamos sites, hotsite e jogos corporativos. Esse modelo trazia para nós pouca previsibilidade de receita, afinal nosso faturamento vinha de projetos pontuais. Mudamos o modelo de negócio e passamos a ter clientes recorrentes tanto na operação de Outsourcing Marketing e Vendas quanto na entrega e manutenção de sites.
Ao longo do tempo, conseguimos aumentar o quadro de colaboradores tendo aproximadamente 100 pessoas trabalhando conosco, entre profissionais diretos e indiretos.
Outro marco importante foi crescer em 10x o ticket médio. Além de crescer no volume de clientes, também melhoramos a qualidade de receita vindo desses clientes.
A gente sonhou que um dia iria faturar R$ 1 milhão. Hoje, a gente fecha contratos milionários. O sonho quando a gente vendia por R$ 2.000 era “nossa, será que um dia a gente vai faturar 1 milhão?”
Então, para nós, o dinheiro é um feedback. Quando alguém escolhe fechar contratos com a Surfe dessa magnitude, para mim, é um reconhecimento de que estamos acertando no caminho.
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