Ato e Desfile Cívico no Paço Municipal abrem festejos do aniversário de 369 anos de Sorocaba – Agência de Notícias
Um total de 30 instituições da cidade, entre escolas, forças de segurança e clubes de escoteiros, desfilou pela Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, na manhã desta terça-feira (15), logo após Ato Cívico, realizado no Paço Municipal. Os eventos abriram os festejos dos 369 anos de Sorocaba, que prosseguem ao longo do dia, até as 22h, todos gratuitos e abertos ao público em geral. O Ato e o Desfile Cívico reuniram um público de mais de xxx mil pessoas, marcando também a volta das tradicionais Fanfarras das escolas da cidade.
“É maravilhoso ver tanta gente aqui, todos participando e festejando. Trata-se de um dia incrível e só tenho a agradecer a presença do público. A presença de vocês é um presente”, destacou o prefeito Rodrigo Manga, na abertura oficial do desfile, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sirlange Frate Maganhato.
Antes, porém, o Ato Cívico, ocorrido na rampa de acesso ao prédio da Prefeitura, contou com o hasteamento das bandeiras e a apresentação da Banda Regimental de Música do Comando de Policiamento do Interior (CPI-7), além da participação das cantoras Allyne de Moura Silva, servidora pública municipal, e Teresa Baddini.
Aliás, foi a Banda da PM que também abriu o Desfile Cívico, pouco depois das 9h, ao passo que coube à aluna da Escola Municipal “Leonor Pinto Thomaz”, Marina do Carmo Barros Seabra, ler um texto alusivo ao aniversário da cidade. Depois, houve o desfile de alunos de escolas públicas e particulares de Sorocaba, além de integrantes dos Clubes de Escoteiros da cidade, Base de Apoio Regional do Exército, Tiro de Guerra, Associação dos Reservistas do Tiro de Guerra, Preparatório Educacional Militar, Guarda Civil Municipal (GCM), Guarda Mirim de Sorocaba, Associação Crianças de Belém, Oficina de Integração Céu Azul, Casa do Menor, Grupamento de Bombeiro Civil e Rotary Club.
“Adorei mesmo as fanfarras. Uma mais linda que outra. E o desfile todo está uma beleza”, disse o pedreiro Almir Nogueira, 63 anos, acompanhado da esposa, a comerciante Delmira Barbosa, 63 anos, que moram no bairro Sorocaba Park. “Viemos exatamente para o desfile, para prestigiar mesmo”, completou ela.
As atividades das Fanfarras retornaram, neste ano, às escolas da rede municipal de ensino de Sorocaba, após período de inatividade, devido às restrições impostas pela pandemia. O repertório dos grupos variou de músicas internacionais a sucesso do cancioneiro popular e infantil brasileiro, arrancando aplausos do público.
O desfile avançou até as 11h e coube ao Rotary Club de Sorocaba finalizar o evento. A surpresa desse último grupo ficou por conta da distribuição de balões biodegradáveis de ar ao público, contendo sementes de árvores prontas para o plantio.
“Foi o meu primeiro desfile e adorei, Já vou me preparar, agora, para o Dia 7 de Setembro”, disse Giovanna Martins, 20 anos, integrante da Guarda Mirim de Sorocaba, após percorrer os 900 metros de extensão da pista do desfile e parar para tirar fotos com a família. “Tudo está muito organizado. Participar é muito importante, trazendo o resgate da cidadania e da memória de Sorocaba”, disse a mãe dela, Cristiane Martins, 46, junto do marido, Jefferson Rodrigues, 34 anos, e da outra filha, Gabrielle Martins, 28 anos.
Os eventos cívicos também contaram com a presença dos secretários municipais Samyra Toledo (Gabinete Central), Clayton Lustosa (Cidadania – Secid), João Alberto Corrêa Maia (Governo – Segov), Vitor Hugo Tavares (Esporte e Qualidade de Vida – Sequav), Paulo Henrique Marcelo (Desenvolvimento Econômico e Turismo – Sedetur), Cléber Martins Fernandes (Recursos Humanos – RH), Luiz Antônio Zamuner – Cultura – Secult), Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas – Serim), Fernanda Burattini (Comunicação – Secom), Luciana Mendes (Administração – Sead), Darwin José de Lameida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo), Marcelo Regalado (Fazenda – Sefaz), Cláudio Pompeo (Saúde – SES), Tiago da Guia (Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), Marlene Leite (Educação – Sedu), Alexandre Caixeiro (Segurança Urbana – Sesu), Douglas de Moraes (Jurídica – SEJ) e Hudson Pessini (Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert); além do presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara; do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; do controlador-geral do Município, Carlos Alberto Rocco Junior; do diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sergio Barreto; da superintendente do Centro de Aceleração, Desenvolvimento e Inovação (CADI), Jessica Pedrosa, e do Comandante da GCM de Sorocaba, Davi Dutra.
A Câmara Municipal de Sorocaba esteve representada pelo seu presidente, Cláudio Sorocaba, e pelos também vereadores Caio Oliveira, Fábio Simoa, Vinícius Aith, Luís Santos e Ítalo Moreira, ao passo em que a região esteve representada pelos prefeitos Laerte Sonsin (Salto) e Paulinho Sasaki (Ibiúna) Quevedo, araldo, Fabíola??. Outras autoridades presentes foram os deputados estaduais Vitão do Cachorrão e Danilo Balas Simone, enquanto Roberto Freitas representou o senador Marcos Pontes, e Leonardo Rodrigues, o deputado federal Vitor Lippi. Os ex-deputados Herculano Passos e Rita Passos também participaram, assim como Estevam Hernandes, apóstolo da Igreja Renascer em Cristo; Márcio Leme, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Sorocaba, e a dirigente Regional de Ensino, Rossenilda Gomes.
*Marcaram presença, ainda, o Coronel André Maurmann, da Base de Apoio Regional do Exército em Sorocaba; o Major Isaías Pires, do 7º Batalhão da PM de Sorocaba; o chefe de Instrução do Tiro de Guerra de Sorocaba, Subtenente Maguinaldo Lima Barbosa; o diretor do Departamento de Polícia Judiciária Interior (Deinter-7), delegado Wilson Negrão; o delegado Seccional de Sorocaba, Josém Humberto Urban Filho; Alessandra Reis Silveira, à frente da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Sorocaba; além dos também delegados Francisco fraga Silveira, Márcio Luiz Ayres, Fabrício Ballarini e Marta Ayres Cardum. *
Trânsito e transportes
Coube aos agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade (Semob) e aos agentes da Polícia Militar coordenarem o fluxo de veículos na região do Alto da Boa Vista, uma vez que a pista sentido bairro/Centro da Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes permanecerá interditada temporariamente, como forma de garantir a segurança do público que festeja o aniversário da cidade, no Paço Municipal.
Neste feriado municipal, novidade é que os usuários do transporte público, das 4h à meia-noite, têm garantida a gratuidade em todas as linhas que servem à cidade. Ou seja, a passagem pela catraca eletrônica não está sendo cobrada e foram ampliados os atendimentos, sobretudo, em itinerários, como 303 – Interbairros III (TVR), 307 – Interbairros VII (TSB), além da linha 777 – Paço Municipal, com partidas do Terminal Santo Antônio (TSA). Para mais informações, os usuários podem consultar o site da Urbes (www.urbes.com.br ) ou ligar 118.
“Achei essa ideia maravilhosa. Vim assistir ao desfile de ônibus e estou voltando para casa do mesmo jeito. Gostei muito da qualidade do desfile e prestigiei meu sobrinho, que participou. Valeu mesmo ter vindo”, comentou a dona de casa Maria Aparecida Nóbrega, 42 anos, pouco antes te pegar o ônibus que percorre a linha Éden/Cajuru.
Mais atrações no Paço
Ao longo desta terça-feira, as atrações para toda a família prosseguem no Paço Municipal, até as 22h. Voltada a pessoas de todas as idades, a festa de 369 anos de Sorocaba foi elaborada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Governo (Segov) e da Secretaria de Comunicação (Secom), em parceria com as demais secretarias municipais e o Fundo Social de Solidariedade (FSS).
A programação conta, ainda, com shows, espetáculos infantis, oficinas e atividades em geral oferecidas pelas secretárias municipais. Uma Praça de Alimentação também foi montada no Paço Municipal, com variadas opções de pratos salgados e doces. O evento, inclusive, arrecada alimentos não perecíveis para a campanha #AFOMENAOEFAKE!, do FSS.
O ponto alto da festividade será às 15h, com a apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira, mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça. Com mais de 70 anos de existência, o grupo já realizou mais de quatro mil demonstrações no Brasil e no exterior. Durante a apresentação, não será permitido o uso de drones ou qualquer outro objeto sobrevoando a área.