Escolas municipais de Sorocaba participam de programa internacional de educação ambiental – Agência de Notícias
Organizado pela empresa Veolia, em parceria com a Organização dos Estados Ibero-Americanos, o projeto “Ao Redor da Ibero-América” chega à 10ª edição no Brasil, com cerca de 6 mil alunos participantes, de 17 cidades
Neste ano, quando o programa voltado à educação ambiental denominado “Ao Redor da Ibero-América” chega à 10ª edição, sete escolas da rede municipal de ensino de Sorocaba participam da iniciativa, realizada simultaneamente em quatro estados brasileiros, envolvendo 17 cidades e cerca de 6 mil alunos de 105 escolas. Também farão parte do projeto, ao todo, 235 professores.
A reunião, realizada no Centro de Referência em Educação, sede da Secretaria da Educação (Sedu) da Prefeitura de Sorocaba, na manhã desta terça-feira (22), teve o intuito de apresentar o projeto para os professores da rede municipal do município, cujas escolas foram selecionadas para participar do programa e orientá-los sobre como será a dinâmica da atividade.
O projeto, que acontece em diferentes cidades do Brasil, incluindo as regiões Sul, Sudeste e Nordeste, é promovido pela empresa Veolia, de soluções ambientais para cidades e indústrias, em parceria com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI). É destinado a estudantes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas, com o objetivo de conscientizar as crianças sobre a importância da preservação ambiental e torná-las agentes da transformação ecológica necessária para tanto. A cerimônia de lançamento do programa em Sorocaba contou com a presença da secretária de Educação, Marlene Leite, além de gestores e professores da rede municipal.
Em Sorocaba, sete escolas municipais farão parte do “Ao Redor da Ibero-América”, totalizando 23 turmas e 679 alunos. Ao longo de oito semanas, os professores trabalharão o tema junto aos estudantes, com o objetivo de ampliar a discussão sobre as mudanças climáticas que estão em curso, além de mostrar exemplos concretos sobre o que tem sido feito para reverter esse cenário. Os conteúdos incluem atividades em sala de aula, trabalhos em grupo e propõem, ainda, o envolvimento das famílias. Ao fim do programa, os alunos poderão participar de um concurso de redação e desenho, de alcance nacional, aplicando todo o conhecimento adquirido em sala de aula.
Os três melhores alunos e professores classificados de cada cidade serão premiados com brindes sustentáveis, como bicicletas e kits ecológicos. E o vencedor nacional ganhará uma viagem, com acompanhante, para a região conhecida como Eje Cafetero, na Colômbia, local que inspirou o filme “Encanto”, da Disney. Lá, encontrará os outros vencedores da América Latina. Todas as despesas serão custeadas pela empresa patrocinadora.
A escola e o professor do vencedor nacional também serão premiados. O educador receberá um notebook e uma mochila e a instituição escolar, um kit digital, composto por notebook, projetor e impressora. No fim do concurso, todas as 6 mil crianças participantes serão contempladas com um brinde oferecido pela Veolia.
“Este é um grande projeto, voltado ao futuro, que envolve três coisas essenciais das quais precisamos cuidar, que são a água, fonte de vida; os resíduos, que são tudo que deixamos para o mundo; e a energia, que é o que nos move em todas as atividades. Agradeço aos professores que se disponibilizaram em participar desse lançamento tão importante, pois são vocês quem vão impulsionar a criatividade e ser a alavanca para os trabalhos dos nossos alunos”, ressalta a secretária da Educação de Sorocaba.
“Nosso compromisso com o futuro do Planeta e a transformação ecológica vai além de processos internos e da qualidade nos serviços que prestamos. Queremos motivar as novas gerações a serem agentes de mudanças e defensores do meio ambiente. Esse programa é uma oportunidade de incentivarmos as crianças a serem agentes de transformação nas suas comunidades”, destaca o CEO da Veolia Brasil, Pedro Prádanos.
Em Sorocaba, as unidades escolares participantes do programa “Ao Redor da Ibero-América” são: E.M. “Edward Frufru Marciano da Silva”, E.M. “Prof. Flávio de Souza Nogueira”, E.M. “Jaci Dourado Matielli”, E.M. “João Batista Larizzatti Junior”, E.M. “ Prof.ª Léa Edy Alonso Saliba”, E.M. “Prof.ª Maria de Lourdes Martins Martinez” e E.M. “Prof.ª Renice Seraphim”.
Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas em: @alrededordeiberoamerica.
Fotos: Rose Campos/Secom