eJornais

Catálogo de Jornais no mundo, Notícias, Blog e Esportes ao vivo

blog

Tudo o que você precisa saber sobre câmeras para profissionais

Se você é apaixonado por fotografia e está pensando em dar um salto de qualidade comprando uma câmera profissional, este artigo é para você.

A escolha de uma câmera é uma tarefa difícil, ainda mais se você for um iniciante na área.

O tipo de câmera para fotografia, a qualidade da imagem, a velocidade de captura e tantas outras variantes entram em jogo que escolher uma delas é um desafio empolgante.

Uma câmera profissional barata pode ser muito atraente, mas será de pouca utilidade se seu desempenho for de um iniciante.

É por isso que você deve analisar algumas considerações que devem ser levadas em conta ao avaliar as diferentes opções de câmera, juntamente com alguns dos melhores modelos disponíveis atualmente.

No que você deve prestar atenção ao procurar uma câmera?

Se você é um fotógrafo profissional, provavelmente já sabe o que procurar ao escolher uma câmera.

No entanto, para aqueles que estão começando neste mundo, é fundamental reconhecer quais são os principais recursos que compõem uma câmera para escolher as que apresentam melhor desempenho.

O tipo de câmera

Existem muitos tipos de câmeras disponíveis atualmente no mercado, embora as mais comuns sejam as câmeras digitais reflex de lente única, as câmeras sem espelho, as câmeras compactas e as câmeras compactas avançadas. Veja as diferenças entre elas.

As câmeras digitais reflex de lente única ou DSLRs são as mais populares entre profissionais e entusiastas graças ao seu tamanho ergonômico e, principalmente, à possibilidade de trocar facilmente as lentes. Tecnicamente, este tipo de câmera requer apenas uma lente para enquadrar, focar e capturar a imagem.

As câmeras sem espelho são menores em tamanho e, portanto, mais maleáveis. Neste sentido, elas são ótimas aliadas para a gravação de vídeos. 

Como o próprio nome sugere, as câmeras compactas são modelos pequenos ideais para serem carregados em uma bolsa. Por serem de lente fixa e fáceis de usar, as câmeras compactas são uma ótima opção para quem está começando a fotografar.

E para aqueles que procuram algo leve, porém mais sofisticado, podem optar por câmeras compactas avançadas que incorporam lentes de zoom de maior ampliação, sensores de imagem e outros controles que as tornam um pouco mais interessantes para os mais ousados.

Tamanho e aderência

Este pode parecer um ponto secundário, mas não é. Como viu no ponto anterior, existem diferentes tamanhos de câmeras e isso pode ter influência significativa no manuseio da câmera.

As câmeras SLR têm um corpo maior, mas podem ser pesadas ou desconfortáveis em mãos pequenas. Os modelos compactos, por outro lado, podem compensar isso, mas a proximidade dos botões impede o acesso fácil às opções.

Esta seção é altamente subjetiva, pois depende das características físicas e do gosto de cada usuário, mas não vale a pena passar por cima disso, especialmente para aqueles que estão procurando sua primeira câmera profissional.

Qualidade da imagem

A qualidade da imagem estará intimamente ligada à lente da câmera. Se você optar por uma câmera com uma única lente, as possibilidades de ação serão limitadas. Entretanto, se optar por câmeras com lentes intercambiáveis, a possibilidade de obter imagens de melhor qualidade aumenta.

Resolução

Neste aspecto, é essencial saber o que você fará com as fotos que tira, pois se pretende imprimi-las em tamanhos grandes, é melhor optar por câmeras com muitos megapixels que oferecerão uma imagem mais detalhada.

Velocidade e desempenho

Quando se fala em velocidade e desempenho, está sendo referido à velocidade do foco automático da câmera, ao número de quadros por segundo que ela consegue capturar e ao tempo que leva para ligar, basicamente à dinâmica geral oferecida pelo software.

Neste aspecto, as câmeras SLR ou mirrorless geralmente garantem melhor desempenho geral do que as câmeras compactas.

Alguns dos melhores modelos de 2023

Tendo feito as recomendações gerais e entendendo que a melhor câmera é aquela que se adapta às necessidades e ao orçamento do usuário, é hora de analisar alguns dos melhores modelos no mercado atualmente.

Sony Alpha 7 IV

Quando se fala da Sony Alpha 7 IV, provavelmente esta sendo falano de uma das melhores câmeras sem espelho do mercado atual.

Entre os destaques desta câmera da Sony estão o sensor de 33,0 megapixels e a incrível qualidade de imagem em ISO alto. Ela também tem um motor potente para focagem em tempo real.

Em termos de design, é uma câmera pequena e leve, ideal para carregar e viajar.

Olympus OM-D E-M1 Mark III

A Olympus é uma das marcas líderes no mundo da fotografia e sua OM-D E-M1 Mark III é um dos modelos mais vendidos para fotógrafos profissionais e amadores.

A gravação de fotografia e vídeo com resolução 4K e o excelente estabilizador de imagem são alguns dos motivos que a tornaram tão popular, além de seu design compacto.

Nikon D7500

Para quem procura preço e qualidade, a Nikon D7500 é uma das melhores opções.

É um modelo de câmera SLR que se destaca pela grande autonomia oferecida pela bateria e pelas boas fotos que é capaz de tirar mesmo em locais onde a luz não é das melhores.

Embora o sensor de 20,9 megapixels não seja o melhor do mercado, é verdade que esse modelo é escolhido por muitos iniciantes e, uma vez profissionais, eles continuam a optar por ele devido ao ótimo desempenho geral.

Estes são alguns dos modelos mais recomendados, mas existem tantos outros modelos quanto você possa imaginar. O importante é que você possa sua escolha com base no orçamento disponível e em suas intenções no emocionante mundo da fotografia.

One thought on “Tudo o que você precisa saber sobre câmeras para profissionais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *