João Pessoa é escolhida para gravação do filme ‘Esperançar’ e prefeito acompanha trabalho da equipe
João Pessoa foi escolhida como local para a gravação do filme ‘Esperançar’, que aconteceu neste sábado (18), numa parceria da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) com a Cidade da Imagem e o grupo de teatro experimental Kairós. O cenário é a antiga Fábrica Matarazzo, no Centro Histórico, e o prefeito Cícero Lucena foi conferir de perto o trabalho dos diretores e atores.
“Estou aqui na Fábrica Matarazzo, onde Deus vai nos permitir fazer um polo de audiovisual e cinematográfico aqui na nossa cidade, vendo a primeira filmagem que está sendo feita aqui. Aguarde para você ter a feliz surpresa de quanto esse projeto tem potencial e vai ser grande para a geração de emprego, valorização da cultura, profissionalização de todo esse setor na nossa cidade e, com certeza, o desenvolvimento econômico que ele vai contribuir”, declarou o prefeito.
Marcus Alves, diretor executivo da Funjope, compartilha do mesmo sentimento. “Esta é uma ação da Funjope muito importante, essencial. É o primeiro momento de chegada da Cidade da Imagem em João Pessoa. Estamos construindo uma parceria forte, sobretudo, na área de formação e de capacitação para o audiovisual e o teatro da cidade”, destacou.
Ele avaliou que este é um momento muito importante. “Vamos conseguir mostrar para toda a cidade a potência criativa dos nossos jovens, das nossas crianças ligadas ao grupo Kairós. Tanto eu quanto o prefeito Cícero Lucena estamos empenhados em potencializar essas experiências educativas e formativas na cidade”, pontuou.
O diretor ressaltou que o prefeito e ele compreendem que a cultura e as artes têm uma capacidade muito grande de formar para a cidadania e de profissionalizar novas pessoas para o mercado de trabalho e para o empreendedorismo. “A Cidade da Imagem vem somar com todos nós nesse esforço e nos dá condições para a continuidade de um projeto de futuro para a nossa política de cultura”, acrescentou.
Educação – A CEO da Cidade da Imagem, Sylvia Arone, está na Capital paraibana acompanhando o processo de filmagem. O foco inicial da Cidade da Imagem na cidade é na educação e, por isso, foi firmada uma parceria com a Prefeitura de João Pessoa para a gravação do filme dirigido pelo professor Flavinho Ramos, que é líder do grupo Kairós.
Através do projeto CDI Labs, iniciativa educacional que utiliza o audiovisual como ferramenta de impacto social, o Kairós foi selecionado para a primeira capacitação prática na Paraíba. A intenção é preparar jovens atores do Kairós para trabalhar em filmes, novelas, séries, programas de TV e eventos, além de promover o empreendedorismo entre eles.
Sylvia Arone conta que descobriu João Pessoa durante um evento em Salvador (BA). “Quando começamos a pesquisar um pouco sobre a Paraíba, primeiro descobrimos uma quantidade relevante de produtoras locais. Depois ficamos muito surpresos de saber que tinha uma Film Commission aqui”, ressaltou.
Formações – Realizando encontros regulares desde março de 2024, a equipe do CDI Labs conduziu formações na Escola Municipal Padre Pedro Serrão, contando com parceiros influentes como o diretor Jayme Monjardim, a Oficina de Atores Nilton Travesso e a produtora paraibana Castanhola Filmes.
O resultado do primeiro CDI Labs será apresentado na abertura do FestincineJP, no próximo dia 26, com a exibição do curta-metragem ‘Esperançar’ junto com toda a equipe. O projeto é possível graças à parceria entre a Cidade da Imagem e o EntrepayGroup, com o apoio da Funjope.
O CDI Labs continuará apoiando os jovens do Kairós nos próximos anos, incluindo uma capacitação contínua com a inauguração de uma escola na Paraíba a partir de 2025.