Marketing para ecommerce: como gerar conversões e vender mais
Quem não gosta de fazer uma compra online e receber o produto diretamente em casa ou no trabalho? Pela praticidade e também pela variedade de opções, o ecommerce cresce cada vez mais, trazendo diversas possibilidades e muita facilidade ao dia a dia das pessoas.
Para os lojistas, as principais vantagens de ter um negócio nesse modelo são que ele funciona para variados segmentos de mercado e requer menos investimento do que um estabelecimento físico. Além disso, possibilita alcançar um número bem maior de consumidores.
Contudo, por ser cada vez mais comum e oferecer uma infinidade de opções de um mesmo setor aos usuários, as empresas que apostam no ecommerce precisam de ótimas estratégias para atingir o público certo e se destacarem.
Afinal, como fazer isso? Continue a leitura e veja como fazer a sua loja online se tornar referência usando as ações de marketing ideais.
Tipos de marketing para ecommerce
Os famosos Marketing Digital e o marketing tradicional entram nessa lista. Mas, mesmo com um nome similar, os dois possuem objetivos bem diferentes. Veja a seguir algumas características e as principais diferenças entre eles:
Marketing tradicional
O marketing tradicional envolve a divulgação nos meios de comunicação offline, como televisão, rádio, jornais, outdoors e outros tipos de mídia impressa. Ele aborda o cliente em potencial de forma direta e objetiva, mas precisa que a pessoa vá até os meios digitais para ter acesso aos produtos. Por exemplo: você vê uma propaganda em um grande programa de TV, mas, para adquirir o item em questão, deve acessar o site da marca.
Marketing Digital
O Marketing Digital é focado 100% em estratégias online, utilizando redes sociais, blogs e sites de busca para divulgar a empresa e os seus produtos. É nesses meios que ele consegue atrair clientes, podendo levar diretamente para a compra em poucos cliques e segundos.
Quais são as diferenças entre o marketing tradicional e o marketing digital?
O marketing tradicional se difere do digital especialmente pelo valor investido: ele é muito mais custoso. Além disso, não é direcionado para um público específico e a sua forma de contato com o consumidor pode ser um pouco invasiva.
O Marketing Digital, além de ser mais econômico, possibilita mirar (e acertar) no alvo com mais precisão, podendo ser canalizado para o perfil desejado. Sem contar que é mais eficaz na hora de medir os resultados, pois utiliza plataformas que integram canais de divulgação ao ecommerce e rastreiam cada acesso.
Todas essas diferenças demonstram que o marketing digital é mais efetivo.
>> Leia mais: Inbound Marketing e Outbound Marketing: qual a diferença entre as estratégias, exemplos práticos, dicas e mitos!
Quais são os benefícios do Marketing Digital no ecommerce?
Confira algumas vantagens de aplicar essa estratégia em lojas online:
Traz mais visitantes para o site
Já que todas as vendas acontecem nesse canal, o primeiro passo é trazer o cliente até lá, e o Marketing de Conteúdo (que é digital) faz isso. Com ele, você cria e distribui artigos, eBooks e posts nas redes sociais, entre outros, sem promover explicitamente a marca
Gera autoridade
A sua marca pode construir uma imagem de especialista, pois, além de vender produtos, produz conteúdo de qualidade sobre o seu ramo de atuação. Assim, cumpre o objetivo de atrair consumidores, educando-os.
Impulsiona as vendas
Esse é o objetivo final. O Marketing Digital usa diversos processos, passando por etapas variadas, para que o Lead captado em uma Landing Page se torne um cliente, comprando – e não apenas uma vez, mas sendo fidelizado.
Foto de Brooke Cagle na Unsplash
Estratégias de Marketing Digital para ecommerce: quais são as melhores?
Dentro do Marketing Digital, temos diversas abordagens e técnicas possíveis. Conheça as ideais para aplicar em lojas online:
Email Marketing
O Email Marketing tem a função de criar um relacionamento com o Lead, ou seja, com o cliente em potencial. Ele também pode nutrir a conexão com quem já comprou.
Funciona assim: o consumidor é atraído através de um anúncio em rede social ou por um mecanismo de pesquisa, sendo levado até uma Landing Page. Nela, preenche um formulário para conversar com a equipe e tirar dúvidas ou para baixar um eBook sobre um tema relacionado ao ramo do negócio.
A partir desse cadastro, o endereço de email do Lead é coletado, e é possível evoluir essa comunicação, enviando conteúdos sobre os produtos e até anunciando promoções e novidades.
SEO
Como os clientes descobrem uma loja online? Uma das principais formas é através de sites de busca. E, para que a empresa esteja entre os primeiros resultados das pesquisas, é preciso ter técnicas de SEO bem trabalhadas.
O Search Engine Optimization (SEO), otimização do mecanismo de busca em português, une diversas ações para usufruir dos algoritmos das ferramentas, usando palavras-chave estratégicas para que uma página tenha um bom rankeamento no Google, aparecendo antes dos concorrentes.
Quer um exemplo de como isso funciona? Você sabe que se pesquisar apenas o termo “tênis” no Google, surgirão incontáveis opções, a maioria muito diferente do que está na sua mente. Mas, especificando a sua busca com as palavras “tênis preto em couro”, aparecerão produtos que seguem essa descrição.
O objetivo do SEO é identificar quais são as palavras que o público desejado busca e colocá-las nas páginas do site, para que ele apareça na pesquisa, gerando mais cliques.
Marketing de Conteúdo
Outra grande característica do Marketing Digital é que, geralmente, ele tem o objetivo de atrair o consumidor e abrir o caminho para que ele trilhe uma jornada, chegando até a compra. Para isso, usamos as estratégias de Marketing de Conteúdo.
Essa abordagem consiste em produzir materiais voltados para o seu público-alvo, como, por exemplo, artigos de blog e posts em redes sociais com dicas e orientações e resolução de problemas, sempre com assuntos relacionados ao seu negócio.
Com materiais atrativos, o Lead chegará até você, procurando informações sobre um tema que seja relevante para ele. Dessa forma, é possível engajar, reter e ensinar, fazendo da sua empresa não apenas uma loja, mas também um canal de informações confiável e útil.
A partir daí, também é possível produzir conteúdo para as diferentes etapas da jornada de compra, ajudando a direcionar até os seus produtos e aumentando as suas vendas.
Veja um exemplo de Marketing Digital para ecommerce na prática
Na Duo Studio Interativo, usamos essas técnicas para alavancar as vendas de uma loja online com abrangência nacional.
Nosso cliente é um ecommerce focado em produtos hospitalares, atendendo clínicas, consultórios e hospitais com itens como fios de sutura, máscaras, curativos, luvas, agulhas, seringas e muito mais.
A empresa contou com a ajuda do nosso time para aumentar a sua receita e se tornar uma referência na área. Conquistamos esses dois objetivos com o Marketing Digital!
Entre as diversas ações realizadas pela nossa equipe, se destacam as campanhas para conversão. Mesclamos dois tipos de conteúdos: anúncios em redes sociais, com um carrossel no Instagram divulgando produtos promocionais; e um catálogo. Ambas as estratégias direcionaram o leitor para o ecommerce.
Também implementamos pop-ups no site, oferecendo cupons de desconto, e landing pages que levavam o usuário a baixar materiais ricos. Essas ações foram fundamentais para captar um público qualificado, ou seja, dentro do perfil desejado.
Após as ações, houve um aumento na geração de Leads e, como consequência, um crescimento de vendas em 68,08%.
E como usar o Marketing de Conteúdo no ecommerce?
Confira as nossas principais dicas para ter sucesso com esse método:
Conheça o seu público
Toda boa estratégia começa assim: aprendendo mais sobre o cliente desejado. É essencial entender quem são as suas personas, ou seja, perfis de pessoas que você desejaria atingir.
Você pode ter uma ou várias. Para criá-las, é preciso entender quais são as suas dores, quais diferenciais ela valoriza, quanto está disposta a gastar, entre outros aspectos.
Identifique a jornada do cliente
Após definir as personas, planeje qual será o “caminho” seguido até elas se tornarem compradoras. Por exemplo: um cliente jovem, entre 18 e 25 anos, poderá vir do Instagram e até mesmo do TikTok
Por outro lado, um consumidor mais velho, na faixa de 60, dificilmente encontrará o seu produto em uma dessas redes, pois ele preferirá o Facebook. Compreenda como é a jornada para cada público.
Eduque o consumidor
No meio desse caminho, pode ser preciso mostrar quais são os benefícios do seu produto e tirar qualquer dúvida que possa surgir sobre o processo de compra, as vantagens, a produção e o modo de uso, eliminando os fatores que podem impedir uma compra.
Ofereça conteúdo de valor
Para que o seu negócio se torne uma referência no segmento, produza artigos de blog, posts em redes sociais, vídeos, materiais ricos e emails que agreguem ao lead, indo além de divulgar os produtos.
Isso gera mais confiança e credibilidade em relação à sua marca, fazendo com que o seu nome fique marcado como referência na área de atuação.
Use o RD Station Marketing no seu ecommerce e aumente as suas vendas
Com o RD Station Marketing, uma ferramenta completa e que integra diversos canais, você tem tudo o que precisa para implementar essas estratégias em seu ecommerce. Todas as estratégias que foram apresentadas neste post podem ser implementadas e otimizadas com o uso do software.
Além de automação de Email Marketing, criação de Landing Pages e programação de publicações em redes sociais, ele conta ainda com funcionalidades do WhatsApp. Sim, você também pode agilizar seus atendimentos e vendas pelo aplicativo mais popular do Brasil, onde seus clientes certamente estão.
Você pode fazer um teste gratuito do RD Station Marketing deixando o seu email abaixo. E para utilizar todo o potencial do Marketing Digital para o seu ecommerce, conte com o apoio da Duo Studio Interativo, vencedora do Prêmio Limitless de Agência do Ano 2022!
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