10 dicas de marketing para realizar eventos no pós pandemia
A pandemia gerou um grande abalo no setor de eventos. A reunião de pessoas foi a primeira atividade restringida para mitigar a transmissão do Coronavírus. Foram dois longos anos de completa inatividade nos eventos presenciais.
A transformação digital e a exploração de novos formatos envolvendo a Internet acabou vindo de forma acelerada. Assim, a realização de eventos em formato online passou de uma tendência para uma necessidade.
Na RD Station, por exemplo, temos o RD Summit, o principal evento de Marketing e Vendas da América Latina, que acontece de maneira presencial todos os anos. Ele foi cancelado em 2020 e 2021, durante a pandemia, voltando apenas em 2022. Para cobrir o período sem o RD Summit, fizemos duas edições do RD Hostel, em formato virtual.
É inegável que o calor humano é um diferencial e que a interação cara a cara é importante. Com a retomada dos eventos presenciais, a reunião de pessoas volta a ser uma forte tendência, seja para eventos voltados para o entretenimento, negócios ou educação.
Com as transformações enfrentadas pelo setor, somados aos desafios no cenário econômico e às mudanças de hábitos dos consumidores, a produção e o marketing para eventos no cenário pós-pandemia exigem um planejamento com muita atenção aos detalhes. Além disso, pedem estratégias adequadas para aproveitar todas as novas oportunidades.
Afinal, a fórmula que funciona hoje em dia não é mais a mesma do pré-pandemia!
Marcos Piangers palestrando no RD Summit 2022 (Foto: Phillipe Guimarães/Green Fotografias)
O que mudou no Marketing para eventos
Vale lembrar que, por muitos anos, a ferramenta Eventos do Facebook foi o principal hub para descoberta, divulgação e interação para eventos, lembra? Sejam os corporativos, culturais, familiares ou educativos, todos estavam lá – os produtores e seus participantes.
Hoje em dia a ferramenta de eventos do Facebook não é mais protagonista nesta questão, apesar da rede social continuar figurando como uma das mais usadas no Brasil em 2022.
Com a readequação de hábitos ocorrida nos últimos anos, o surgimento de novas plataformas e a dispersão das gerações entre os ambientes digitais, um consenso entre os produtores de eventos é de que o cenário atual do setor conta com uma forte demanda, mas com desafios inéditos em Marketing e Vendas.
Se antes da pandemia a inovação constante já era necessária, agora é obrigatória.
Ainda com poucos benchmarks nacionais e internacionais sólidos devido ao “reset” deste mercado, é necessário explorar novas estratégias adequadas à realidade atual, considerando as mudanças de hábitos, momento sócio-econômico, transformações tecnológicas e ferramentas à disposição.
Ao mesmo tempo, mais do que nunca, é necessário mitigar os riscos, planejar com muita atenção, minimizar custos, estar preparado para todos os cenários e, o mais importante: continuamente testar, otimizar e ajustar estratégias e processos com rapidez.
Dicas e estratégias para fazer um evento de sucesso no pós-pandemia
Para te ajudar a superar os desafios na produção, marketing e vendas, separamos 11 dicas e estratégias para realizar um evento de sucesso.
Além disso, você pode ainda conhecer as mais avançadas estratégias com o curso Marketing para Eventos na RD University. É gratuito, clique abaixo para acessar o conteúdo!
1. O digital em primeiro lugar
O meio digital é hoje o principal meio de comunicação, que oferece uma infinidade de possibilidades para você se conectar com seu público. Por isso, é essencial que sua estratégia seja voltada para esse ambiente.
Planeje conteúdos atrativos, fáceis de acessar e que direcionem o usuário às informações sobre seu evento de forma simples e rápida, tornando sua jornada de compra uma tarefa sem complicações.
2. Conheça seu público e crie um relacionamento
Conhecer seu público é a fundação do direcionamento de seu trabalho. Por isso, entenda seus costumes, preferências, dores e desejos para estabelecer um relacionamento duradouro.
Saiba também como pensam, o que buscam e quais são suas necessidades, para impactá-los da maneira correta e transformá-los em evangelizadores da sua marca. Faça com que seu público se identifique com a proposta do evento e mostre as motivações por trás dele.
3. Pense além da venda do ingresso
Em um evento, você tem diversas possibilidades de gerar receita e faturamento. É importante ser estratégico e pensar em estratégias de up sell e cross sell para maximizar seu faturamento e diminuir o risco.
Uma das formas de fazer isso é otimizar as interações em todos os pontos possíveis, gerando ainda mais pontos de venda em verticais como bilheteria, bar, souvenirs e pós-evento.
Além disso, você também pode vender cotas de patrocínio para empresas que tenham seu produto ou serviço direcionados para o perfil do seu público.
4. Utilize as ferramentas de maneira criativa, adaptando para sua realidade
Existem muitos softwares disponíveis que serão seus aliados no sucesso de um evento. É importante saber escolher as ferramentas mais adequadas para sua realidade e adaptá-las para o seu uso.
O RD Station é uma ferramenta que pode ser utilizada em eventos, coletando informações de contato dos interessados, criando campanhas de email, monitorando o engajamento de seus participantes e automatizando o relacionamento junto com sua base de clientes.
Vale soltar a criatividade, pois todas as ferramentas disponíveis podem ser adaptadas e suas funcionalidades exploradas para se encaixar em seu cenário. Você pode criar uma automação de marketing que entrega uma sequência de emails para quem já comprou ingresso.
Através dos dados qualitativos de seus clientes, é possível personalizar a entrega de conteúdos dentro das temáticas que cada um demonstrou interesse. Inclusive, você também pode criar um diferencial em sua experiência durante o evento, de acordo com o tipo de engajamento que ele realizou no pré-evento.
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5. Aposte na personalização
Uma das formas de otimizar suas taxas de conversão é trabalhando na personalização da comunicação e da experiência do evento. Mais do que nunca, uma experiência exclusiva é importante para gerar interesse e fidelidade dos participantes.
Uma comunicação 1-1, que utiliza o nome do cliente de maneira individualizada, gera mais interação e identificação com o evento. Além disso, o senso de exclusividade provoca a conversão de potenciais participantes em clientes efetivos.
6. Maximize as conversões
Para diminuir o custo de aquisição de clientes de seu evento, busque realizar melhorias graduais em cada etapa de seu processo de marketing e vendas. Assim, é possível aproveitar ao máximo seu orçamento, transformando o maior número possível de potenciais participantes em clientes efetivos.
Para isso, é importante entender a jornada de seu cliente até a compra do ingresso e garantir que ele esteja sendo nutrido com as informações necessárias e pertinentes para cada momento. Além disso, é fundamental garantir que ele tenha a experiência mais descomplicada possível, de maneira prazerosa.
Pense nas objeções e dificuldades enfrentadas pelos clientes ao longo da jornada de compra. Essa compreensão da visão do cliente permite lhe trazer clareza quanto aos ajustes necessários para aumentar as chances de venda.
>> Leia mais: Geração de Leads em eventos: como trazer o Marketing Digital para o mundo offline
7. Antecipe suas receitas
Já pensou em chegar no dia do evento com grande parte dos seus custos já pagos a partir das vendas dos ingressos? Mesmo que 100% dos custos não sejam cobertos, a venda antecipada ajuda a mitigar os riscos e tracionar o fluxo de caixa antes mesmo da realização do evento.
Além disso, a venda antecipada gera o compromisso dos frequentadores de estarem presentes no evento e serve como um termômetro em relação à procura pelo evento.
É possível criar lotes de ingressos com preços diferenciados, incentivando os frequentadores a comprar de maneira rápida após o lançamento das vendas, recompensando-os pela fidelidade e garantindo uma receita prévia para o evento.
8. Use dados e métricas a seu favor
Monitore e colete dados onde for possível. Com esses dados, é possível acompanhar cada indicador de eficiência de seus canais e entender quais de seus esforços funcionam ou não. Além disso, o monitoramento ativo de dados permite identificar problemas rapidamente e entender se as soluções aplicadas foram ideais.
Ferramentas como o Google Analytics, RD Station e Power BI são aliadas no monitoramento e análise de dados coletados no marketing, pois permitem uma análise rápida e eficiente. Com esse monitoramento, você poderá entender quais as melhores formas de oferecer seu evento para sua audiência.
>> Leia mais: As 6 métricas mais importantes para analisar o sucesso do seu evento online
9. Explore seu networking e o de outras pessoas
Ampliar o seu alcance através de outras pessoas e empresas parceiras é uma excelente forma de alavancar seu evento. Estratégias como o uso de afiliados, promotores, comissários, apoiadores e influenciadores é uma ótima maneira de gerar vendas e alcançar novas pessoas dentro de seu público-alvo.
Você pode oferecer comissões sobre cada venda, além de negociar exposição e benefícios no evento para os parceiros.
Utilizar o Marketing de Indicação é outra forma de alcançar as redes de seus clientes. Com essa estratégia, é possível incentivar os clientes a indicarem o evento para seus amigos e conhecidos, atraindo ainda mais participantes.
10. Busque novos conhecimentos, faça mentorias e realize benchmarks
Realizar benchmarks e participar de comunidades são formas eficientes de aprender com os profissionais mais experientes e comparar o desempenho do seu evento com os de outros do mercado. Participar de cursos e mentorias também ajudam a aprimorar suas habilidades e adquirir novos conhecimentos.
>> Leia também: 10 dicas matadoras de como fazer networking em eventos
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