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Marketing Emocional: o que é e quais são as melhores práticas

O Marketing Emocional tem conquistado cada vez mais espaço no mundo dos negócios. É uma abordagem que permite atingir os clientes de forma mais eficaz, criando conexões emocionais com eles. 

Entender o que é, por que ele é tão eficaz e quais são as melhores práticas é fundamental para o sucesso de sua estratégia.

Neste artigo, vamos abordar o que é Marketing Emocional, por que ele é tão eficiente e algumas dicas para aplicá-lo na sua empresa. 

Vamos ver como os sentimentos são usados ​​para influenciar positivamente a experiência do cliente e como isso pode ser usado para ajudar a construir relacionamentos duradouros com clientes atuais e com possíveis clientes.

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O que é o Marketing Emocional?

Essa é uma abordagem que busca criar uma conexão emocional entre consumidor e o produto ou serviço oferecido. Por isso, ela vai além dos seus benefícios funcionais e busca atingir as necessidades psicológicas do cliente. 

Assim, tem como base a emoção para ajudar a criar um relacionamento duradouro com o público-alvo

O objetivo é cativar os sentimentos das pessoas e permitir que elas se envolvam com a marca. Através do uso de imagens, vídeos, textos e outros conteúdos, as marcas podem criar histórias que toquem o coração e a mente do consumidor.

Essa conexão que se cria com o Marketing Emocional tem como objetivo convencer o interlocutor a executar uma ação, que pode ser uma compra, a inscrição em uma lista, ou qualquer outra ação que se deva ser concluída. 

Além disso, o Marketing Emocional inclui táticas como pesquisa de mercado, estratégia de conteúdo, análise comportamental e testes A/B. Estas táticas são usadas para entender melhor o comportamento dos clientes e aprender como eles reagem às diversas mensagens publicitárias. 

Isso permite às marcas criar um relacionamento mais forte com eles, tornando-os leais à marca. 

Será que funciona mesmo?

Uma pesquisa do Institute of Practitioners in Advertising, do Reino Unido, avaliou estudos de caso de campanhas publicitárias bem sucedidas e comparou o aumento de lucratividade de campanhas que utilizam conteúdo emocional com outras mais racionais. 

O resultado foi um desempenho duas vezes melhor dos conteúdos emocionais, com 31% contra 16% dos conteúdos puramente racionais. 

Conteúdos mesclados com abordagem racional e emocional se saíram melhor do que os puramente racionais, com 26% de desempenho, mas não conseguiram superar os puramente emocionais, com seus 31%.

Por que o Marketing Emocional é tão eficaz?

O Marketing Emocional é amplamente utilizado por profissionais de marketing por uma razão: funciona. A conexão entre marca e consumidor pode ser criada e reforçada através da criação de experiências positivas. 

Para criar uma experiência positiva, as marcas precisam se conectar com seus clientes em um nível emocional. Isso significa compreender seus desejos e necessidades e usar isso para criar campanhas que sejam relevantes para eles. 

Por exemplo: uma campanha que destaca a importância da família tende a chamar a atenção de pais e mães e, consequentemente, incentivá-los a adquirir os produtos da marca.

Além disso, o Marketing Emocional também pode ser uma ótima ferramenta de diferenciação entre a sua marca e outras do mesmo setor. 

Ao contar histórias memoráveis, que se conectam com o público, isso ajuda a construir um relacionamento mais forte com os clientes e aumenta suas chances de sucesso no mercado.

Quais são os benefícios do Marketing Emocional?

Alguns dos principais benefícios do Marketing Emocional são:

Criação de um vínculo

O Marketing Emocional permite que as empresas estabeleçam um vínculo emocional com os consumidores, criando uma conexão que pode ser muito mais forte do que uma relação meramente transacional.

Fidelização de clientes 

Quando as empresas conseguem estabelecer uma conexão emocional com seus clientes, eles tendem a se tornar mais fiéis à marca, tornando-se defensores e promotores da empresa e dos seus produtos.

Ajuda o público a se lembrar da sua marca

Quando há uma emoção envolvida, as chances de algo ser relembrando são muito maiores. Portanto, anúncios que mexem com alguma emoção, seja ela positiva ou negativa, tendem a ficar mais marcados.

Estimula o compartilhamento e o debate

As pessoas tendem a compartilhar em suas redes sociais, ou enviar para amigos conteúdos que as tocam de alguma maneira. Seja através do riso, da identificação ou do drama, por exemplo.

Diferenciação da concorrência e reforço de identidade da marca

O Marketing Emocional pode ajudar as empresas a se diferenciarem da concorrência, criando uma imagem única e positiva. Também ajuda a reforçar a identidade da marca, promovendo valores e sentimentos que estão alinhados com a visão da empresa.

Foto de Priscilla Du Preez na Unsplash

Como colocar em prática o Marketing Emocional?

A seguir, veja ações para tirar o Marketing Emocional do campo das ideias e partir para a prática. É mais simples do que você imagina!

Conheça seu público

Conhecer seu público é muito importante antes de definir as estratégias que utilizará. Considere realizar pesquisas de mercado sobre o que poderia provocar uma reação emocional em seus anúncios. 

Pesquise se algum concorrente teve sucesso no Marketing Emocional para ver quais métodos tentar. Crie materiais de marketing que se conectem aos medos, desejos, sonhos ou lembranças dos consumidores em potencial.

Aproveite as datas comemorativas

Datas comemorativas como feriados, eventos, aniversários ou certas épocas do ano, se utilizados de maneira criativa, podem fazer com que as pessoas se sintam nostálgicas ou se identifiquem com determinadas empresas.

Uma boa opção é o envio de emails temáticos, customizados para a sua base de contatos e clientes. Você pode fazer isso usando o RD Station Marketing, que conta com um editor muito simples de usar, além de modelos prontos! Veja no vídeo abaixo como funciona:

Utilize o storytelling

Uma das formas de colocar em prática o Marketing Emocional é usar o storytelling para contar histórias sobre sua marca. Ao contar histórias envolventes, você pode ajudar seus clientes a conhecer melhor sua marca e criar um vínculo emocional mais forte. 

Elementos visuais, como vídeos e imagens, enriquecem suas histórias e você pode disponibilizá-las em anúncios, posts em redes sociais, entre outros.

A técnica de storytelling pode ser utilizada na hora da criação de roteiros de vídeos, e-mails, anúncios e demais peças de comunicação. Para criar essa narrativa, contratar uma agência de marketing pode ser uma ótima solução. 

No eBook da Cryah, você pode conferir mais sobre qual seria o melhor momento para contratar serviços de uma agência.

Explore a emoção em seus anúncios

Outra técnica utilizada no Marketing Emocional é a publicidade emocional. Nesse tipo de anúncio, a ideia é provocar uma reação emocional no público, seja ela positiva ou negativa.

Anúncios que apelam para a emoção são capazes de gerar maior engajamento do público, o que pode, consequentemente, elevar as vendas.

Ofereça experiências imersivas

Além disso, o Marketing Emocional também envolve o uso de experiências imersivas, que proporcionam ao consumidor uma experiência única e envolvente. 

Essas experiências podem ser criadas por meio de eventos, ativações de marca ou até mesmo por meio de tecnologias como realidade virtual.

Como a Coca-Cola utiliza o Marketing Emocional?

A Coca-Cola é amplamente reconhecida por seu Marketing Emocional eficaz. Em suas campanhas publicitárias, a marca busca criar conexões emocionais com os consumidores, promovendo valores como felicidade, alegria, união, amizade e celebração.

A marca explora momentos de celebração, como o Natal e o Ano Novo, além de promover a ideia de que a Coca-Cola é uma bebida que une as pessoas e cria momentos felizes. Suas campanhas também têm como objetivo criar uma sensação de nostalgia, levando os consumidores de volta a momentos felizes do passado.

Além disso, a Coca-Cola investe em patrocínios de eventos esportivos e culturais, associando a marca a momentos de entretenimento e lazer. 

A empresa também utiliza a imagem do Papai Noel popularizada por ela mesma a partir de 1931 em suas campanhas de Natal, reforçando a ideia de que a Coca-Cola faz parte das celebrações de final de ano.

Tudo isso faz parte de uma estratégia de Marketing Emocional que busca criar um vínculo forte entre a marca e o consumidor, além de construir uma imagem positiva e reconhecida globalmente.

Marketing Digital reforça conexões e relacionamentos

O Marketing Emocional é uma estratégia importante para conectar sua marca com as emoções dos consumidores. 

Ao contar histórias envolventes, criar anúncios emocionais e oferecer experiências imersivas, sua marca pode gerar uma conexão com o público-alvo, o que pode levar a uma maior fidelização e um aumento nas vendas.

É importante compreender como criar essas conexões emocionais com seus clientes, bem como as melhores práticas para aplicar essa estratégia de forma eficiente. 

Ao usar técnicas de Marketing Emocional, você pode desenvolver um relacionamento sólido baseado na confiança e no respeito mútuos entre sua empresa e seus clientes. Portanto, investir tempo para aprender mais certamente vale a pena. 

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