Pautas para blog: conheça o Gerador de Pautas de Blog da RD Station
Em algum momento nos últimos anos, conforme redes sociais e formatos como podcasts, videocast e newsletter conquistavam novos adeptos, você deve ter ouvido que “blog já era” e que não valia mais a pena investir em conteúdos para o canal próprio da empresa. Ledo engano: se o conteúdo ainda é Rei, o blog ainda não perdeu sua majestade.
Prova disso é no universo dinâmico do Inbound Marketing e do SEO, as pautas para blog continuam sendo pilares fundamentais na construção de uma estratégia eficiente para capturar a atenção, educar e converter os visitantes em leads qualificados.
Portanto, a definição do que publicar não pode ocorrer de modo aleatório ou sem uma compreensão sobre o que as pautas para blog representam e como devem ser elaboradas. É sobre isso que trata este artigo e que revela ao final uma ferramenta inovadora que potencializa a tarefa de criar pautas para o blog da sua empresa (ou do seu cliente, caso você seja de uma agência digital).
Boa leitura.
O que é uma pauta de blog?
A pauta de blog é uma ferramenta estratégica fundamental no processo de criação de conteúdo. Portanto, serve de guia para o redator desde a concepção inicial até a conclusão da postagem, ao trazer as orientações necessárias sobre a estrutura visando a elaboração do texto de um blog.
Tudo isso sempre alinhado com as estratégias globais de Inbound Marketing e Marketing Digital da empresa. Isso significa que a pauta não está dissociada dos objetivos que desejam ser alcançados por meio da plataforma digital do negócio – muito pelo contrário.
Por isso, uma pauta de blog precisa conter os seguintes ingredientes:
Qual a importância da pauta de blog?
A pauta para blog não apenas desempenha um papel fundamental na atração e engajamento de potenciais clientes, como também atua impulsionando as estratégias de Marketing de uma empresa.
Entenda mais sobre a importância da pauta de blog:
Aderência ao que busca o Lead
A pauta de blog ajuda a orientar e estruturar o conteúdo do blog de maneira que tenha aderência com as necessidades, interesses e desafios do público-alvo. Isso é imprescindível para criar conteúdo que não apenas atraia visitantes, mas também os envolva e os incentive a tomar ações que os movam ao longo do funil de vendas.
Atração de leads
A pauta de blog, quando bem elaborada, serve como um ímã para atrair futuros leads. Isto porque, ao criar conteúdo valioso, informativo e relevante, as empresas podem atrair visitantes que estão ativamente buscando soluções ou informações. Este é o primeiro passo para converter visitantes em leads qualificados.
Autoridade e relacionamento
Uma pauta de blog bem planejada permite que as empresas se tornem autoridades em seus respectivos segmentos de mercado. Assim, ao compartilhar insights, conhecimentos e informações úteis nas postagens de blog, as empresas podem construir e nutrir relacionamentos de confiança com seu público, o que incentiva a lealdade à marca e facilita futuras conversões.
Facilita a conversão
A pauta de blog também ajuda na conversão de visitantes em leads e clientes. Assim, as empresas podem incentivar os visitantes a tomar ações, como se inscrever para receber newsletters, baixar recursos gratuitos ou decidir pela compra de um produto ou contratação de um serviço.
Como fazer uma pauta para blog?
Criar uma pauta para blog é um processo que requer planejamento estratégico, pesquisa aprofundada e uma compreensão clara dos objetivos de Marketing. E envolve uma sequência de tarefas que contribuem para que o processo resulte em pautas que de fato façam sentido na estratégia da empresa. Confira.
1. Pesquisa:
2. Diagnósticos:
3. Reuniões com equipes e clientes:
4. Busca de perguntas frequentes:
5. Dados de tendências e SEO:
6. Definição de tópicos e subtópicos:
7. Estruturação da pauta:
8. Definição de CTAs (Call-to-Actions):
9. Revisão e ajustes:
Exemplos de pautas para blog
Quer entender na prática como as pautas para blog merecem atenção dentro da estratégia de Inbound Marketing?
Então, confira a seguir dez exemplos de temas para produção e atualização de um blog. Para a criação da lista, usamos como tema central “o uso do blog no Inbound Marketing”.
O que achou da lista? Reparou nas diferentes abordagens? E na variação na construção dos títulos? Continue lendo para saber mais detalhes sobre como os exemplos foram criados.
O que é o Gerador de Pautas de Blog da RD Station?
Pois bem, você chegou até aqui e vamos te revelar um segredo: a criação da lista de exemplos de pautas para blogs que você leu acima contou com o auxílio do Gerador de Pautas de Blog da RD Station.
Trata-se de uma ferramenta inovadora e gratuita desenvolvida pela RD com tecnologia de Inteligência Artificial e projetada para simplificar e enriquecer o processo de criação de conteúdo das empresas que investem em Marketing Digital e das agências digitais.
Dessa forma, o Gerador visa ajudar os criadores de conteúdo a gerar ideias de pautas para blogs, permitindo que eles mantenham seu conteúdo relevante e alinhado com as necessidades e interesses do público-alvo. E a seguir você verá como isso é possível.
Como funciona o Gerador de Pautas de Blog da RD Station?
Para utilizar o Gerador de Pautas de Blog da RD Station, basta entrar na página da ferramenta para iniciar sua interação. E todo o processo é muito simples.
Liste 10 exemplos de pautas para blog. Faça uma lista com estilos diferentes na construção de títulos tendo como tema “O uso de blogs no Inbound Marketing”.
Conte com o Gerador de Pautas de Blog da RD Station para desbloquear sua criatividade
Gostou do que o Gerador de Pautas de Blog da RD Station é capaz de fazer de modo muito rápido e prático? Além da facilidade de uso (e de ser gratuita), a ferramenta é ideal para diferentes situações como:
Empresas que buscam por novas ideias — pense em quem atualiza blogs há anos; um apoio para desbloquear a criatividade é sempre bem-vindo.
O mesmo vale para quem busca novas abordagens para conquistar um novo cliente ou entrar em um nicho de mercado ainda pouco explorado.