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Como automatizar o WhatsApp para vendas? Dicas de uso

O WhatsApp tem se mostrado uma ótima ferramenta para empresas. Não somente para estar no mesmo ambiente que uma grande quantidade de pessoas e potenciais clientes, mas também como uma forma de estabelecer uma comunicação mais próxima com esse lead.

Mas nem sempre a tarefa de ir de lead em lead é algo rápido. E é por isso que contar com a automatização de processos dentro do WhatsApp pode ser o UP que precisava para as suas vendas e também na melhora da experiência do seu cliente no pós-venda.

Portanto, preparamos este artigo onde você entenderá como automatizar o WhatsApp para vendas. Continue a leitura para não perder nada!

Como automatizar o Whatsapp para vendas?

Não é segredo dizer que o WhatsApp conquistou um potencial absurdo de aproximação e conexão com clientes ao passar dos anos. E essa importância é revelada em pesquisa feita pela We Are Social Meltwater, no início de 2023, na qual o WhatsApp se mostrou a rede social mais usada entre os brasileiro com idade entre 16 e 64 anos. 

Colocando em número percentuais essa usabilidade chega a 93.4%. Dessa forma, não dá para perder esse potencial de comunicação, concorda?

Mas, para além disso, é importante otimizar o trabalho das equipes que vão entrar em contato com essa imensidão de clientes e possíveis clientes. Afinal, a carga de atendimento e suporte pode ser gigantesca para ser feita manualmente. 

E é aí que entra a automatização da ferramenta para auxiliar os processos de vendas

Para fazer isso é bem simples, confira algumas dicas abaixo:

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Casos de uso para automatizar o WhatsApp

Agora que você já sabe algumas maneiras de deixar o WhatsApp automatizado, a pergunta que fica é: em quais casos a automatização da ferramenta se faz mais necessária? 

Separamos 7 situações em que o uso da automação do WhatsApp se mostra benéfica. São elas:

  • Confirmação de pedidos
  • Rastreamento de pedidos
  • Lembretes de carrinhos abandonado
  • Pesquisa de satisfação
  • Campanhas promocionais
  • Integração com chatbots
  • Follow-up no pós-venda
  • Confira os detalhes de cada um deles a seguir.

    1. Confirmação de pedidos

    Quando um cliente realiza um pedido, a automatização dessa confirmação é uma grande aliada para os times de vendas. Assim, além de transmitir a confirmação imediata da compra, essas mensagens automáticas podem ser personalizadas para incluir detalhes específicos do pedido, como: 

    Dessa forma, essa abordagem transparente proporciona aos clientes a tranquilidade de saber que seu pedido foi recebido e está em processamento.

    2. Rastreamento de pedidos

    Com um serviço automatizado de rastreamento de pedidos, os clientes recebem atualizações em tempo real sobre o status do pedido, desde a embalagem até a entrega. 

    Assim, além de dar mais segurança, essa prática oferece uma melhor experiência do cliente com a sua empresa.

    3. Lembretes de carrinho abandonado

    Às vezes, os clientes precisam de um lembrete amigável para concluir suas compras. Com mensagens automáticas de carrinho abandonado, você pode reengajar esses clientes, lembrando-os dos itens deixados para trás. 

    No entanto, também é importante acrescentar um toque pessoal. Para isso, destaque os benefícios dos produtos escolhidos e até mesmo ofereça descontos especiais para incentivar a conclusão da compra.

    4. Pesquisas de satisfação

    Lembra que comentamos que entender como automatizar o WhatsApp para vendas é interessante não somente para esse setor? Afinal, sua interação com os clientes não termina com a venda. 

    Após a conclusão bem-sucedida de uma compra, automatize o envio de pesquisas de satisfação. Essas mensagens não apenas demonstram seu compromisso com a qualidade do serviço, mas também fornecem uma oportunidade valiosa para coletar feedback, ajudando a aprimorar seus produtos e serviços.

    5. Campanhas Promocionais

    Mantenha seus clientes informados sobre ofertas imperdíveis com mensagens automáticas de campanhas promocionais. Personalize suas mensagens para destacar:

    Isso não apenas impulsiona as vendas, mas também cria um senso de exclusividade, incentivando a lealdade do cliente.

    6. Integração com Chatbots

    Uma maneira de simplificar as interações com os clientes é implementar chatbots inteligentes. Isto porque essas ferramentas automatizadas podem responder a perguntas mais complexas, fornecer informações detalhadas sobre produtos e até mesmo direcionar os clientes para os departamentos adequados, oferecendo uma experiência de atendimento ao cliente eficiente e personalizada.

    7. Follow-up no pós-venda

    Por último, mas longe de ser o menos importante, está o acompanhamento desse relacionamento com o cliente. Utilize mensagens automáticas para garantir sua satisfação contínua. 

    Pergunte sobre a experiência deles, ofereça suporte adicional se necessário e mostre-se disponível para resolver qualquer problema. Dessa forma, é possível seguir com uma abordagem proativa, que reforça a confiança do cliente e cria uma base sólida para futuras interações.

    Quais ferramentas usar na prática?

    E aí, gostou de entender como automatizar o WhatsApp para vendas? Deixar essas tarefas no automático faz com que o tempo das equipes seja otimizado sem que a experiência dos clientes seja prejudicada.

    Como comentamos lá em cima, uma das maneiras de fazer essa automatização é integrando ferramentas. No mercado existem plataformas, como a Pluga, por exemplo, que facilitam essa comunicação entre softwares.

    💡 Dica da RD: Você pode usar a Pluga para integrar o RD Station Marketing e RD Station CRM a outras plataformas e documentos.

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