RD Station completa 13 anos e chega a 50 mil clientes
Neste mês de janeiro, celebramos 13 anos de RD Station e também um importante marco da nossa trajetória: 50 mil clientes. E mais do que números, esses momentos sempre trazem lembranças de como tudo começou, lá em 2011, e de como chegamos até aqui, sempre caminhando e crescendo lado a lado com nossos clientes e parceiros.
Por isso, refletindo um pouco, lembro quando começamos a oferecer consultoria para os primeiros clientes. Enquanto isso, ainda desenvolvíamos a ferramenta — que hoje é o RD Station Marketing — e já tínhamos essa visão de construir algo de muito impacto.
Ainda, me alegro de ver que nosso primeiro cliente — a Soap — segue com a gente até hoje e não só nos acompanhou, como evoluiu e expandiu seu negócio. E sempre aprendemos muito com cada um dos nossos clientes.
Ainda nessa linha do tempo, em 2012, atingimos os 100 primeiros clientes e, em 2015, encerramos o ano com 3 mil clientes ativos. Já em 2020, comemoramos os 20 mil clientes e agora chegamos neste grande marco de 50 mil.
Comemoração dos 3 mil clientes ativos, no Celta, antiga sede da RD Station.
Pessoalmente, sempre foi muito gratificante e lembro de cada comemoração que a gente fazia em nossos antigos escritórios, junto ao nosso time.
Como a RD Station alcançou 50 mil clientes
Acredito que além da demanda latente do mercado, alguns fatores foram fundamentais para atingirmos esse marco:
Conteúdo aliado à educação
A educação está em nossa essência e, desde o dia zero, publicamos conteúdo educacional em nosso blog, como seguimos até hoje.
A ideia era educar o mercado sobre Marketing Digital e entender melhor como uma plataforma — que ainda estava só no conceito — poderia ajudar as empresas brasileiras a crescerem.
RD Summit
Nossa conferência, o RD Summit, se tornou um ponto de encontro e networking com nossos clientes e parceiros. Um momento de aprendizado. A primeira edição foi realizada em 2013, para 300 pessoas. Ano passado, em 2023, recebemos 20 mil pessoas e somos o maior evento de Marketing, Vendas e Inovação da América Latina.
Customer Success
Quando lançamos o RD Station Marketing, vários clientes compraram, mas logo percebemos que não estavam fazendo o melhor uso da solução. No entanto, entendemos que o mercado ainda não estava pronto para operar sozinho a plataforma. Então, olhamos o aspecto positivo e pensamos em como resolver essa equação entregando valor para o cliente.
Por isso, em 2013, iniciamos a operação de Customer Success (CS), para auxiliá-los desde o início da jornada, com profissionais que entendiam do produto, de estratégia e de mercado, o que se tornou um grande diferencial competitivo até hoje.
Estamos em contato direto com nossos clientes, recebendo feedbacks e demandas, o que nos permite sempre realizar novas apostas e ajustes de rota.
Cultura
Lançamos nosso Código de Cultura logo nos primeiros anos da companhia, valores que nos guiam até hoje — entre eles o Customer First —, e que também servem de inspiração para outras empresas.
Ecossistema
Fazer parte do crescimento e da história de diversas empresas e do mercado é algo que faz brilhar nossos olhos.
Por isso, juntamos metodologia, produtos, clientes e nosso programa de Agências Parceiras, com mais de 2 mil parceiros, para criar um grande ecossistema, formado por e para pessoas com o mesmo objetivo de entregar crescimento e resultados reais para seus clientes.
O que nos espera daqui para a frente
Acredito muito que ainda estamos só começando e já estou vislumbrando os 100 mil clientes.
Depois de 13 anos, já está mais do que comprovado que investir em Marketing, Vendas e Tecnologia funciona, que é possível construir uma organização com crescimento previsível e excelentes resultados — claro, sempre cercada de uma cultura forte e com um time comprometido e cheio de conhecimento.
Em um país com tantos empreendedores como o nosso, hoje os pequenos negócios conseguem trazer mais tecnologia para casa, estão com mais maturidade e crescem junto com a gente.
São muitas novidades e mudanças que estão acontecendo na RD Station, como a ampliação do nosso portfólio — Marketing, CRM, Conversas, IA, Ecommerce, entre outros — e a chegada de novas empresas, produtos e serviços.
Seguimos firme na nossa missão de entregar cada vez mais valor para nossos clientes e para o mercado, ajudando nos desafios do dia a dia, de olho em todas as demandas e novidades, entregando uma solução cada vez mais integrada e completa.
Me sinto cada vez mais preparado e feliz pelo desafio que temos na mão. Seguimos com a mesma essência e a missão de empoderar os heróis e heroínas que fazem a economia crescer. Vamos nessa!